domingo, 27 de dezembro de 2015

OS MAIORES OBSTÁCULOS A CONCRETIZAÇÃO DA UTOPIA DO “FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO”

Por Dedé Rodrigues

REFLEXÃO DA SEMANA Nº 38

Bom dia meus  amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Chegamos ao final do ano  e é comum ouvir a saudação bem intencionada de muita gente “feliz natal e próspero ano novo”. Na verdade esta utopia ainda não realizada para grande parte das pessoas, repetida todo ano, precisa ser concretizada, embora ainda esteja distante da humanidade devido a quatro problemas causados pelo modo de produção atual: as guerras imperialistas, a questão nuclear,  a destruição do meio ambiente e a exclusão social. 


O maior responsável por esta utopia não ser ainda realidade no Brasil e no mundo é  o modo de produção capitalista. Vale lembrar o que o grande pensador Karl Marx disse sobre ele: “o capitalismo é um sistema irracional” e, eu não preciso voltar muito na história para lembrar  a colonização da América e a chamada neocolonização da áfrica e da Ásia e as  duas grandes guerras mundiais, o saque das riquezas e o extermínio dos  povos indígenas e escravização dos negros.

Atualmente os Estados Unidos, país imperialista representante maior deste modo de produção a busca de riquezas naturais e também para impor a sua cultura consumista,  promoveu invasões, por intermédio da OTAN, (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Kuwait, Afeganistão, Iraque, Líbia e criou um monstro chamado  Estado Islâmico, fomentando a guerra contra a Síria,  que agora se volta contra ele e seus aliados.

Este mundo capitalista, na visão do grande pensador contemporâneo Fidel Castro,  “tornou-se um lugar muito perigoso para se viver”, haja vista as armas de destruição em massa que os países mais ricos e desenvolvidos tecnologicamente possuem. O perigo nuclear ao lado da destruição do meio ambiente dão provas da incapacidade deste modelo de sociedade ter futuro. Por mais que os defensores do  capitalismo  acreditem no futuro dele, a irracionalidade deste sistema, agora sob a lógica ideológica neoliberal no chamado mundo globalizado,  concentra a renda em forma de capital fictício nas mãos cada vez mais de uma minoria  e produz a exclusão social.   

A concentração de renda no Brasil é similar a do mundo, mesmo tendo os governos Lula e Dilma distribuído mais renda com os pobres do que os outros, a lógica do sistema é esta também aqui. Mesmo assim só o fato de termos um governo que contraria preceitos neoliberais e os interesses do império americano e também da elite conservadora local juntamente com os tucanos e aliados,  eles desenvolvem uma campanha golpista desde as últimas eleições para voltarem ao centro do poder. A elite local, aliada da elite mundial, utiliza a grande mídia, que também é golpista,  parte da polícia e da justiça  para tentar concretizar este golpe denominado de impeachment contra o governo Dilma para continuar destruindo o Brasil com a reintrodução do neoliberalismo, como fizeram anteriormente na Era FHC,  a  busca do lucro desenfreado, das privatizações,  da concentração de renda e da exclusão social. Em suma: um feliz natal e um próspero ano novo para todos no Brasil jamais se concretizarão com a volta das forças conservadoras e neoliberais ao poder. 

Nunca foi tão atual e realista a máxima de que “somos cidadãos do mundo”,mesmo morando em Tabira.  A utopia do “feliz natal e do próspero  ano novo” para todos não será realizada enquanto o imperialismo não for derrotado. Enquanto o capitalismo promotor da corrupção e da violência continuar hegemônico no mundo. Enquanto a paz não vencer a guerra. Enquanto o amor não vencer o ódio. Enquanto o desenvolvimento sustentável não vencer o desenvolvimento predatório. Enquanto o consumismo  não deixar de ser uma epidemia mundial, inclusive no natal. Enquanto a inclusão social não vencer a exclusão social. Enquanto o perigo nuclear tornar este mundo um lugar perigoso de se viver e a renda não for distribuída “a cada um de acordo com a sua capacidade e a cada um de acordo com a sua necessidade”,  como reza a cartilha do socialismo.  Em suma, não teremos esta utopia realizada neste modo de produção capitalista, sendo assim: “trabalhadores de todo o mundo, uni-vos” por um feliz natal e um próspero ano novo de fato para todos,  que só virá com a construção de um novo modelo de sociedade.  Muito obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário