sábado, 17 de novembro de 2012

ALUNOS DO 2º ENSINO MÉDIO A e B DA ESCOLA ARNALDO APRESENTAM PROJETO SOBRE O CONTEÚDE CRÍTICO-SOCIAL DA MÚSICA DE LUIZ GONZAGA NA FECIART.



Os alunos do 2º ano A e B da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti apresentaram um projeto, por inciativa própria, auxiliado pelo Professor Dedé Rodrigues sobre o conteúdo crítico-social de 05 músicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Conheça um resumo do projeto
 
 
.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO:

O presente projeto pretende contribuir com a ampliação do conhecimento das pessoas sobre a relação que há entre as 05 músicas de Luiz Gonzaga e os temas: A seca, o meio ambiente, o êxodo rural, o protesto sertanejo e a cultura nordestina na busca de uma educação Pública e de qualidade social associando também os temas e as músicas com a construção do desenvolvimento sustentável


 
METODOLOGIA:

Com o uso do data show multimídia o aluno vai colocar as 05 músicas, uma de cada vez, para tocar e convidar os visitantes para tentar identificar em cada uma das 05 envelopes, que estarão com os temas anotados nelas, qual o tema correspondente a cada uma das músicas tocadas. Em seguida o aluno vai retirar do envelope o nome da música e verificar se o visitante acertou.



 MENSAGEM DOS ALUNOS PARA OS VISITANTES.
Esse ano a nossa escola está homenageando Luís Gonzaga, o Rei do Baião.  Como os visitantes perceberam os temas, a Seca, o Meio Ambiente, o Êxodo Rural, a Cultura Nordestina e o protesto do sertanejo feito contra o governo, na voz de Luiz Gonzaga, são abordados nas 05 músicas do Rei do Baião: Xote Ecológico, Meu Pajeú, A Morte do Vaqueiro, A Triste Partida e Vozes da Seca.  É verdade que muitos programas dos Governos, Federal, em parceria com o Governo Estadual e Municipal, tais como: microcréditos, seguro safra, chapéu de palha, carro pipa etc. Têm ajudado a manter o homem no campo e por consequência reduzir também o Êxodo Rural, as migrações, bem como preservar também a nossa própria cultura. Mesmo assim, torna-se necessário, além de o governo ampliar esses programas e como fez a Presidenta Dilma recentemente, liberando 1, 8 bilhão para combater a seca, é preciso também ampliar o número de escolas técnicas, estimular a mudança dos nossos currículos escolares e abrir mais créditos para as pessoas que podem fazer investimentos na cidade e no campo. Os nossos agricultores precisam ter mais conhecimentos técnicos e conhecimentos humanos para que a gente possa desenvolver mais a nossa região, principalmente para evitar as famosas queimadas de brocas que matam a nossa fauna e a nossa flora no Sertão. Sem mais técnicas, sem mais créditos e sem mais educação não desenvolveremos nem o Município, nem o Estado nem muito menos o nosso Brasil.

AUTORES DO PROJETO: Ana Paula Lopes, Claudiane Gomes, Rafaela Lopes, Rafaela Brito, Anderson Renato, Jurandir Clebson, José Rivonaldo, Álvaro José, José Alisson, José Josilton, Jonas Bezerra, Romildo Farias, João Lucas, Luciana Sena. Os alunos Fizeram uma homenagem póstuma a colega Daniela Rocha falecida recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário