segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MAIS UMA COMUNIDADE ACORDA EM TABIRA: RIACHO DE FORA VAI FUNDAR A SUA ASSOCIAÇÃO.


Por Dedé Rodrigues

No dia 18 de novembro de 2012 a comunidade do Sítio Riacho de Fora esteve reunida com os representantes do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tabira) representado por Joel Mariano Presidente, Junior e Mauricio. Pelo Sindicato estavam presentes Djalma e Audeci.

 
As pessoas presentes procuraram tirar muitas dúvidas a respeito de como criar uma associação na comunidade.

A FALA DE MAURÍCIO DO CMDR.

O membro do CMDR e do STRT Maurício, além de tirar as dúvidas das pessoas presentes, defendeu a tese de que as pessoas não devem ficar dependentes de ninguém para registrar uma associação, pois é muito importante a independência delas.

A FALA DE JOEL MARIANO DO CMDR.

Já o Presidente do CMDR e Vice Prefeito de Tabira Joel Mariano, além de tirar as dúvidas dos presentes, falou da importância de uma associação para a conquista de projetos para a comunidade. Defendeu também como Maurício a independência deles, porém Joel lembrou-se de um camponês que mora pertinho dali, em Campos Novos, conhecido como "Veio" que disse há poucos minutos: “Faz 15 anos que os governos do Brasil aumentaram os programas sociais, mas bastou uma seca como essa para a gente ver que esmolas não resolvem os nossos problemas, a solução para a seca do Nordeste está no investimento em infraestrutura”.   Com base nessa compreensão do camponês, Joel reforçou a tese de que os programas sociais dos Governos, Federal, Estadual e Municipal, como: Bolsa Família, Seguro Safra, Chapéu de Palha etc. São muito importantes para distribuir renda e tirar as pessoas da miséria absoluta em que vivem, porém eles são insuficientes para solucionar os nossos problemas estruturais. Para Joel, "Veio" está coberto de razão, é preciso muito mais obras de infraestrutura no Nordeste, como Cisternas, poços, grandes Barragens como a de Cachoeirinha, técnica de irrigação e investimentos estatais em nosso Sertão. Ele afirmou ainda que o camponês só vai conseguir a independência se tiver investimentos pesados do Estado, esses programas sociais serão sempre limitados e também podem acabar como está acontecendo com a crise neoliberal do Sistema Capitalista na Europa atualmente. “o que está ocorrendo lá na Europa, disse Joel, “são os direitos sociais que estão sendo retirados dos trabalhadores, em benefício dos ricos especuladores, como aposentadoria, saúde etc.”

OS ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO.

Ficou decidido que alguns membros da comunidade vão procurar o CMDR no STRT para marcar o dia da fundação da Associação dos pequenos produtores rurais de Riacho de Fora, com aprovação do Estatuto e eleição e posse da primeira diretoria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário