segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROJETO “ÁGUA: FONTE DE VIDA” DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO NOGUEIRA BARROS DE TEMPO INTEGRAL DE TABIRA PROCURA CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DE UM PROBLEMA QUE É MUNDIAL.



Por Dedé Rodrigues.
Eu fui informado pela minha filha, Joane Éles, que a Escola Antônio Nogueira Barros de Tempo Integral do município de Tabira estava vivenciando um projeto denominado Água: Fonte de Vida e, que no sábado, dia 24 de novembro iria sair em passeata pelas principais ruas da cidade para chamar a atenção da população de Tabira para que ela economizasse esse bem tão precioso que é a água.  Logo fiquei empolgado e fiz questão de ir até à escola dela e participar também dessa importante luta.  Lá encontrei a Diretora Margarida Patriota, a Professora Elba Dantas e Juliana se organizando com os alunos para sair em passeata. A Professora Elba Dantas me entregou um panfleto que dizia:

 “Hoje, mais do que nunca, toda criança, jovem e adulto devem aprender a importância da preservação desse recurso natural indispensável à vida – a água.”
“Boa parte da população demonstra um grande descaso mediante a economia deste bem tão precioso”. “Estamos atravessando um período de seca e mesmo assim, há pessoas desperdiçando este recurso indevidamente em casa, por isso, sentimos a necessidade de juntarmos forças e irmos as principais ruas da cidade tentando conscientizar as pessoas, levando-as a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres humanos”.

Durante a passeata os alunos gritaram palavra de ordem e distribuíram outro panfleto que chamava a atenção também para o fato de o planeta ter só 3% de água doce e, o pior é que menos de 1%  dessa água está disponível para o consumo, pois os outros 2% estão nas geleiras ou nos subsolos muito profundos. O panfleto chama a atenção ainda que a água é um recurso limitado e mal distribuído no mundo. Na sequência vêm as dicas ensinando como economizar água no dia-a-dia das pessoas. 
O projeto foi desenvolvido pela professora responsável Elba Dantas, coordenado pelo Professor Welton Feitosa e apoiado pela equipe gestora e demais professores da escola.

Eu poderia encerrar essa matéria por aqui mesmo, já que ela passa a mensagem que foi proposta pela escola. Mas me lembrei de uma conversa que tive com o Vice Prefeito Joel Mariano sobre o difícil trabalho de conscientização política que fazemos há mais de 25 anos nesse município. Nós estávamos conversando sobre a compra e venda de votos nas eleições no sistema eleitoral corrompido que temos no Brasil. Para reforçar o debate eu dizia a ele que a pessoa que vende o voto não passa de uma mercadoria que o político mal intencionado compra e descarta logo após as eleições, pois mercadoria só é usada quando tem utilidade. Ele me dizia, para reforçar o debate, que os desafios da humanidade para preservar a vida são tão gigantescos que se o povo não se conscientizar deles a espécie humana corre o risco de desaparecer da face da terra com esse procedimento oportunista de valorizar mais o imediato do que o permanente.
Com essa conversa logo me veio a esperança de ver esses jovens lutando com os seus educadores por algo que realmente vale a pena que é a preservação da água que é fonte de vida. Se não chover em Tabira e região a previsão é a de que em fevereiro entraremos em colapso total.  Porém, para piorar ainda mais a situação que não é só nossa, a água  já é motivo de guerras no mundo, há quem  diga que ela pode ser a causa da terceira guerra mundial. 
Diante do exposto, eu penso que a problemática da água está relacionada também com a questão do meio ambiente que está sendo destruído, não só pelas pessoas individualmente, como se elas estivessem separada de um modelo de sociedade, mas por um modelo de cultura social, no qual, o interesse privado, o mercado, a competição desleal, a cultura individualista, as guerras de rapina e o lucro predominam sobre o ideal da fraternidade e do bem comum. Vivemos em uma sociedade dividida em classes sociais com interesses antagônicos. A luta pela preservação da vida não deve ser separada da luta política por outro tipo de sociedade. Não é a ação do indivíduo isolada, por mais importante que ela seja, que vai resolver o problema da preservação dos recursos naturais no planeta, dentre eles, a água. Só uma ação coletiva dos seres humanos, movidos pela necessidade de mudança desse paradigma maior, vai de fato solucionar os graves e grandes problemas contemporâneos. Para os homens, as crianças, os jovens e as mulheres que lutam por um mundo melhor a consciência coletiva tem que vencer o oportunismo individualista cultuado no mundo capitalista predatório e destruidor da vida. Um passo inicial dessa grande luta está sendo dado por esses professores e jovens agora, mas a caminhada é muito longa e o mais importante é ampliar a visão sobre o problema, que é mundial, juntar sempre mais forças e não desistir nunca do objetivo maior que deve ser o bem comum. A educação de qualidade social produzindo a contra-ideologia é indispensável nessa grande batalha.







 

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