sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CONHEÇA O TRABALHO DE UMA DEPUTADA ATUANTE EM DEFESA DO POVO TRABALHADOR E DA CULTURA NO BRASIL

Projeto de Leique cria a Funphan é aprovado.






A Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1581/11, da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que institui o Fundo Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Funphan), com a finalidade de assegurar recursos financeiros para a execução de ações de recuperação e preservação do acervo patrimonial tombado pela União ou por outros entes da Federação.

Pela proposta, o fundo contará com receita oriunda de recursos orçamentários da União; 1% da renda líquida dos concursos de prognósticos administrados pela Caixa Econômica Federal (CEF); e doações e legados. O projeto prevê que a aplicação dos recursos poderá ser feita por meio de convênios firmados pela União com os municípios que possuam acervo tombado. O fundo contará com a participação de representantes da sociedade civil.

A deputada, que foi prefeita de Olinda, cidade patrimônio histórico da humanidade, ressalta a importância da aprovação da PL como um mecanismo a mais para manter viva a história do país. “Fico muito feliz com a aprovação do projeto de lei por que vai viabilizar a preservação de um patrimônio acumulado nos cinco séculos de nossa história, que exige um fluxo constante de recursos sob pena de ocorrer sua inevitável degradação”, afirma Luciana.

O acervo patrimonial tombado no Brasil abrange 20 mil edifícios, 57 centros e conjuntos urbanos, 13 mil sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de objetos, cerca de 250 mil volumes bibliográficos, documentação arquivística e registros fotográficos, cinematográficos e videográficos. Entre eles, estão 19 monumentos culturais e naturais considerados pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Fonte Prensa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário