segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PAULA AMARAL: “SE VIOLA CONQUISTASSE VOTOS ROGÉRIO MENESES E DIOMEDES MARIANO TERIAM SIDO ELEITOS”.



Léo Brasil, Paula Amaral, Maria Rita e Vagner Leandro.

No dia 23 de Novembro de 2012, (Sexta-Feira), a Professora Paula Amaral concedeu uma entrevista ao Programa Tarde Total da Rádio Comunitária Tabira FM 87,9 apresentado pelo Comunicador Léo Brasil. A Professora Paula estava acompanhada da sua filha Maria Rita.




Léo – Uma avaliação geral da Educação em Tabira na Gestão 2009-2012:
Paula Amaral - Estou muita tranquila, muito a vontade. Desde quando estive no palanque de Dinca Brandino e Joel Mariano.
Como Professora, no início eu fiquei muito insatisfeita. Meu primo Gustavo César, está deixando um patrimônio histórico que é a Secretaria de Educação uma obra de primeiro mundo. Eu não conheço aqui no Pajeú nenhuma Secretaria de Educação como a de Tabira. A compra da Escola Dona Toinha e outras conquistas na área da educação nunca vista na história de Tabira.  “Eu não preciso puxar saco de ninguém. Eu tenho o meu emprego.” “Não sou como muita gente que vive de puxar o saco”. A Secretaria de Educação está pronta, Sebastião Dias vai pegar a Secretaria pronta e bem organizada.
Todo ser humano é falho, eu acredito no ser humano que erra e  conserta. Gustavo na educação levantou o governo de Dinca.
A Diretora de Finanças da Secretaria de Educação de Tabira administrou bem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Nesta gestão os Professores tiveram reajustes nos salários são bem pagos e sem atrasos. Critiquei o governo diversas vezes no Blog Tabira Hoje, mas depois que vi os avanços eu parabenizei. A equipe de Gustavo é uma equipe competente.
Léo –  Quais foram os motivos que levaram Paula a subir no palanque de Dinca Brandino?
Paula Amaral - Não foi com interesso de emprego que eu subi no palanque de Dinca e Joel. Não preguei adesivos na minha casa e nem no meu carro. Subi no palanque de Dinca e Joel porque era o palanque do Trabalho e desenvolvimento.  Dinca pode ser bruto, mas fez muitas obras em Tabira.
Eu devo muito a minha mãe, a meu pai, (Jaci Manú e Rita Manú). Eu devo só a eles. Venho de uma família pobre e humilde. Eu mudei meu discurso, mudei sim, porque eu acompanhei a pasta da educação, não olhei para as outras pastas, olhei só para educação, porque é minha área. Eu no palanque de Dinca e Joel fui bem recebida por todos.
Léo –  Paula, Você acha que na campanha de Sebastião Dias teve viola conquistando voto?
Paula Amaral - Na entrevista que Dr. Marcílio deu aqui nesta emissora eu estava na escuta.  Ele falou que não teve viola conquistando voto, ele foi sábio e feliz nas palavras. Se viola conquistasse voto o Poeta Repentista Rogério Meneses tinha sido eleito Prefeito na Cidade de Imaculada/PB;  o Poeta Repentista Diomedes Mariano tinha sido eleito Vice-Prefeito na Cidade de Afogados da Ingazeira/PE. Esses poetas são grandes profissionais e se viola conquistasse votos eles tinham sido eleitos. Por isso concordo com Marcilio: “Em Tabira a viola não conquistou voto”.
Léo –  A política de Tabira:
Paula Amaral - A política de Tabira precisa amadurecer mais. Na Escola é preciso discutir política e não politicagem. Os jovens tem que aprender uma política com nível e também ter participação na política. As mulheres contribuem muito com a política, são inteligentes. Muitas pessoas não entram na política porque não tem dinheiro, porque não tem a “poupança gorda”. Meu amigo Genecy Cristóvão do Brejinho foi candidato a Vereador em 2008 e não se elegeu porque não tinha dinheiro, é uma pessoa boa, honesta e competente. Tem muitas pessoas competentes que querem contribuir com Tabira, querem entrar na política, mas não entram porque não tem dinheiro.
Léo –  Quem apoiou o Sindicato dos Professores nestes quatros anos?
Paula Amaral - Nós temos o direito de bater na panela, de cobrar, temos que ir para a rua.  Na luta do Sindicato dos Professores Dr. Marcílio esteve presente.
Léo –  Paula, você como amante da poesia, da cultura popular nordestina e principalmente da cantoria. O que você achou do comentário feito pelo Prefeito eleito Sebastião Dias quando ele afirma que os militantes iam quebrar todas as violas em frente a sua casa?
Paula Amaral – Meus pais me levavam para as cantorias pé de parede. Sebastião Dias é uma pessoa que eu admiro muito, ele cantou diversas vezes lá em casa. Se eu tivesse ouvido alguém falar em quebrar viola, eu era a primeira a ser contra essa atitude! Tabira está entranhada com a poesia.  Quando Sebastião veio de Rio Grande do Norte para Tabira veio sabendo que Tabira é terra da poesia. Ieda é uma grande mulher, seus filhos; Allan, Zé Ivan e Ana Jacy, gosto bastantes deles.
Léo –  Você continuará fazendo oposição?
Paula Amaral – Hoje sou oposição.
Léo –  Sobre o PMDB?
Paula Amaral –  Participei 90% das reuniões do meu Partido o PMDB. Vou pedir desfiliação do PMDB e escolher outro  partido para me filiar. A política faz parte do meu sangue, quero fazer parte da política da minha cidade, eu amo minha terra.
Léo –  O que você acha da Professora Aracelis Batista para a Secretaria Municipal de Educação?
Paula Amaral –  Eu me recuso a fazer um avaliação. Deixo para o povo avaliar. Digo isso porque fui atacada pela mesma no Facebook com palavras baixas, e tive que excluí-las. Desejo sucesso, se eu for desejar o mau, eu me prejudico como professora. Aracelis quer os professores com ela. Sebastião Dias disse na comemoração que a Câmara fez para os professores e que não vai perseguir os professores. O Professor e Poeta Genildo Santana pediu muito a Sebastião Dias para não perseguir. Os professores já são muito massacrados nesse país. *Por Vagner Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário