terça-feira, 8 de outubro de 2013

MÉDICOS CUBANOS VIERAM PARA RESOLVER PROBLEMAS BÁSICOS DA NOSSA SAÚDE.



 Secretário de Saúde de Afogados com as Médicas Cubanas

Foto: Farol de Notícias

Por Vagner Leandro*

Depois de ler uma matéria do Blog de Nill Júnior, na qual, o renomado médico João Veiga discorda do Projeto Mais Médicos no Brasil e critica a recepção com flores que as médicas cubanas tiveram em Afogados da Ingazeira recentemente, quero aqui discordar profundamente das suas opiniões.  

Os Médicos Cubanos vem resolver o problema da das regiões que não tem médicos no Brasil. Provavelmente o Médico tabirense é contra porque pensa como a elite médica brasileira que vive e trabalha nos grandes centros urbanos, e quando convidados para o interior, se negam a vir.  
João Veiga disse: “O que nosso prefeito amigo de Afogados da Ingazeira, Patriota, fará com as centenas de hipertensos graves da sua cidade? Bastam dois médicos cubanos?  O que ele fará com as dezenas de jovens de Afogados que se acidentarão? Morrerão e ficarão com sequelas”?
Parece que João Veiga esquece a importância que tem a saúde preventiva nas regiões pobres desse país. Esquece também que vem mais quatro médicos para Afogados. Penso que se ele morasse numa região abandonada pelo poder público nesse país mudaria de opinião.
Não é atoa que a saúde de Cuba é uma das melhores do mundo, pois a prevenção salva milhões de vidas. A defesa prioritária da saúde curativa é boa para a medicina de mercado que se utiliza da doença do povo para ganhar dinheiro. Sem desmerecer a importância dela, nós precisamos urgentemente dos médicos cubanos que com certeza salvarão muitas vidas em Afogados e no Brasil como acontece em Cuba.  
Parabéns ao Secretário de Saúde Gildázio Moura e ao Prefeito José Patriota de Afogados da Ingazeira que receberam as médicas cubanas com flores. E quer saber mais João Veiga? Esses médicos cubanos mereciam flores todo dia ao acordar no Brasil, pois eles vieram prestar um serviço de solidariedade, honrando o juramento que fizeram cujo juramento, parece que você e a elite médica brasileira esqueceram.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário