sábado, 26 de outubro de 2013

ESCOLA ARNALDO ALVES PROMOVEU A SEMANA DA NORMALISTA.

 

A Escola Arnaldo Alves Cavalcanti de Tabira promoveu a Semana Normalista de 21 a 25 de outubro de 2013. O tema desse ano foi “Transposição didática: como mediar o conhecimento de forma eficiente”. A mensagem é do Professor Celso Antunes: “Educar significa modelar o presente e lançar as bases para o futuro. Mas essa missão que possui tanto de grandiosa quanto de áspera necessita estar apoiada em princípios e fundamentos norteadores. A sala de aula precisa ser a oficina do amanhã”. Abaixo você lê a minha reflexão sobre as mensagens, mais informações sobre a semana pedagógica e ver mais fotos. 

A mensagem do Professor Celso me inspirou essa reflexão: Quais são os princípios e os fundamentos que defendemos que estão servindo para modelar o presente e lançar as bases para o futuro? Qual é o presente que temos e qual é o futuro que queremos? Como percebemos a mensagem pode dizer muito para quem reflete sobre ela e só você professor pode responder essas questões.  Na mensagem do 4º normal Médio em agradecimento aos professores lida pelas alunas eu tirei uma frase que diz o seguinte: “levaremos conosco cada pedacinho do que vocês nos ensinaram”. Se refletirmos também sobre “esse pedacinho” que parte dele elas mostraram nos seus belos trabalhos dessa semana posso afirmar com segurança: “melhoramos a qualidade do ensino, estamos mais felizes pelo nosso trabalho e ser professor é uma das mais importantes profissões do mundo”.  
    
A semana começou com a palestra sobre Transposição Didática e Políticas Públicas de Formação de Professores com Kátia Simone. O 2º dia teve Oficina com Números Decimais e Material Pedagógico com Nádia Valéria e Luciano Barbosa. O 3º dia Mediando a Orientação Sexual nos anos iniciais do Ensino Fundamental com Enoque Estevam. O 4º dia Oficina com Prática e Didática no Ensino de História e Geografia e Ludicidade com Edimilson Olegário e Paulo Amaral.  E na Sexta-Feira – Exposição do Projeto inclusão: Portadores de Necessidades Especiais – Profª Rosário Albuquerque. Homenagem as Professoras Jailma Ramos, Maria Bernadete Santos, Olineide Fragoso e os Professores do Curso Normal Médio. 
Nas despedidas, além de um jantar delicioso e belas mensagens das alunas para as alunas, as professoras Cidinha, Teté, Nadia e Eliane Marques quebraram o protocolo, se enfeitaram, dançaram e proporcionaram a todos um “Show das Poderosas”.  A paródia diz o seguinte:

Prepara
Que agora é a hora
Do Show das Normalistas que crescem na escola
Enfrentam os estágios
E não se acomoda
Expulsa as preguiçosas
Que ficam de fora quando toca
O estágio é pesado
Mas eu vou vencer
E uma nota dez no TCC
Vou pra escola vou ficar estudando
E os mestres vão ficar vibrando
Pra no baile eles nos ver dançando
A nossa turma à toa
Entra na linha numa boa. (Bis)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário