III – Parte.
Por Dedé Rodrigues.
Na nossa Conferência do dia 29 de setembro de 2013 como presidente do PC do B de Tabira fiz uma intervenção abordando, além das questões gerais, um histórico das lutas e conquistas do partido em nosso município nos seus 25 anos de existência. A história do partido está entrelaçada com a história de Tabira nos últimos anos do século XX e início do século XXI, portanto, deve ser uma leitura interessante para o nosso leitor inteligente que faz a diferença. Tem mais fotos abaixo.
Estimados camadas! Recentemente revendo os documentos históricos do partido em Tabira desde a primeira conferência realizada em 03 de julho de 1988, a qual teve como presidente da Comissão Provisória o camarada Beliato e, na mesma conferência, eu ter saído como candidato a vereador pelo MDB devido à legislação eleitoral daquela época, fui apoiado pelo PC do B no município e assumi o compromisso de defender no meu mandato o povo de Tabira e o programa do Partido Comunista do Brasil. Daquela data para hoje ocorreram 18 conferências, entre convenções eleitorais e conferências para eleger os comitês municipais. Quero aqui fazer uma saudação especial aos fundadores do PC do B de Tabira e a todos os quadros, dirigentes e filiados desse partido que resistiram unidos até hoje.
Em Tabira, camaradas, a nossa história começa bem antes da fundação do partido. É no início dos anos 80 que eu, Beliato, Célia, Luizinho, Gildo, Roberto Pires, Lucildo, entre outros militantes do (P) MDB naquela época participamos das principais lutas que foram travadas aqui em Tabira contra a Ditadura Militar. Fundamos o partido em 1988. Em junho desse mesmo ano fundamos e dirigimos a primeira organização estudantil de todo Pajeú o Grêmio Estudantil do Arnaldo. Ajudamos a fundar as entidades culturais desse município como a APPTA e recentemente AJUPTA. Participamos da fundação e organização das mulheres, a AMURT. Estamos presentes e atuantes nos grupos religiosos, ajudamos a criar a imensa maioria das associações urbanas e rurais desse município, e participamos da criação dos diversos conselhos, tais como, Saúde, Educação, CMDR etc. Fomos líderes também das principais lutas populares no município, contra a seca e nas greves municipais, estaduais e nacionais por uma educação de qualidade. No setor urbano, por exemplo, fomos sujeitos ativos da política com reivindicações e propostas concretas, de saneamento Básico, saúde, educação, eletrificações urbanas e rurais, calçamentos, pontes, ampliação do Polo de Educação a Distância etc. Participando de diversos governos aliados nos últimos 25 anos estivemos reivindicando ou contribuindo também diretamente ou indiretamente das principais obras que se construiu em Tabira nesse período. Para confirmar o que estou dizendo é só a gente consultar os históricos dos nossos mandatos e das fitas gravadas do Programa Tabira em Tempo da Rádio Pajeú de 1988 a 2000 e do Programa Comunidade em Ação da Rádio Tabira FM e ainda dos blogs Tabira em Tempo, Tabira Notícias e do Blog de Joel Mariano.
Na Zona Rural de Tabira praticamente tudo tem a nossa mão. Organizamos as associações rurais, conquistas de cisternas, (2 milhões de reais em investimentos) pontes, e passagens molhadas, democratizamos o cadastramento do seguro safra, lutamos por estradas, postos médicos e agora estamos a frente com o IPA e a COODAPIS, entre outras instituições aliadas realizando um mapeamento da cadeia produtiva do município de Tabira. Um partido que tem um histórico desse precisa continuar se fortalecendo perante o povo. Não pode abrir mão, por mais dificuldade conjuntural que enfrente, de continuar crescendo, unido e lutando para alcançar um dia o seu objetivo histórico maior que é o socialismo.
O Partido em Tabira tem uma trajetória de êxitos elegemos o primeiro vereador e o primeiro vice-prefeito comunistas dessa região do Pajéu, eu e o camarada Joel Mariano. Elegemos agora em 2013 o Vereador Aldo Santana que desenvolve um dos melhores mandatos na atual legislatura. Nunca tínhamos perdido uma eleição para prefeito, exceto essa última de 2012. Os êxitos do nosso partido camaradas se devem a compreensão correta das conjunturas locais e da tática flexível e ampla que adotamos com dobradinhas na tática de alianças para deputados até chegarmos à vice- prefeitura de Tabira. Porém, eu penso que não teríamos conquistados as vitórias que conquistamos, nem chegado até aqui unidos, sem a crença e a convicção nos ideais que defendemos.
Camaradas! Na avaliação que o partido tem feito nas duas últimas reuniões do comitê Municipal sobre o Governo Sebastião Dias, além dos últimos acontecimentos das demissões, é como se esse governo tivesse perdido o rumo, se é que já teve algum rumo, as forças de sustentação dele estão se desintegrando, as obras não aparecem e o povo se desencanta rapidamente. Pintar ou retocar o que já está pronto é a principal ação do governo em Tabira. Para mim a conjuntura está produzindo mudanças na reconfiguração das forças, não estranhem se adversários de ontem se unam nas próximas batalhas já em 2014. Por isso eu penso que em Tabira deveríamos até discutir novas táticas de alianças eleitorais a depender da movimentação que fizerem os nossos principais aliados e os nossos adversários de hoje.
Tenho esperança que nós de forma democrática e unida, como sempre agimos, vamos abrir o diálogo franco entre as principais forças aliadas e também entre as instâncias partidárias municipal e regional e encontrarmos as melhores respostas para os novos desafios. Tabira, 29 de setembro de 2013 - Dedé Rodrigues. Presidente do PC do B de Tabira
Nenhum comentário:
Postar um comentário