segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Encurtando a distância da educação

(por Sandro Ferreira)

Cerca de 8 mil estudantes já utilizam no estado a modalidade EAD para se qualificar. Em Tabira, nós temos o Polo EAD Prof. Maria Celeste Vidal.






O privilégio de apenas estudar, sem ter que trabalhar, é para poucos, e conseguir conciliar os dois nunca foi tarefa fácil. Mas a falta de tempo hoje não é mais desculpa para não se qualificar. A flexibilidade de horários para quem faz educação a distância (EAD) foi um dos motivos que elevou o crescimento exponencial desse modelo de ensino no Brasil. Segundo o Censo da Educação a Distância da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) de 2012, mais de 3,5 milhões de brasileiros estudam utilizando essa modalidade. No estado, cerca de 25 mil alunos estão matriculados em cursos técnicos pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Desses, oito mil estão no ensino técnico a distância.

“Temos um público com a faixa etária bem eclética e que pode ser classificado em dois grupos: os que concluíram o ensino médio e buscam o primeiro emprego e os que já estão no mercado de trabalho mas querem se qualificar”, afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas.

Formada em educação física, a dona de casa Janeide Melo Cavalcanti Soares, 56 anos, deixou o trabalho em 1994 para se dedicar ao filho. Pensando em um novo emprego, Janeide se matriculou no curso técnico em Segurança do Trabalho. “Estava pesquisando na internet e fiquei muito feliz ao descobrir que existia cursos gratuitos a distância”.

Envolvida com a empresa da família, Susana Rodrigues Henrique, 30 anos, viu na EAD a possibilidade de voltar a estudar. Moradora da cidade de Petrolina (a 721 km do Recife), ela se formou recentemente em Segurança do Trabalho. “Consegui realizar um sonho que foi fazer um curso profissionalizante de qualidade sem ter que deixar de fazer minhas atividades cotidianas”, contou. “Além do ensino técnico integral, estamos levando a todo o interior do estado a educação a distância”, disse Ricardo Dantas.

De acordo com o gestor de EAD de Pernambuco, George Bento, para ter 100% de aproveitamento do curso é preciso ter muita disciplina. “Nossa avaliação é realizada por competência. Toda semana o aluno é desafiado a fazer uma atividade. Mesmo sem ir para a sala de aula, o estudante deverá reservar um tempo para pesquisas, assistir às videoaulas, responder aos questionários, ler o caderno que disponibilizamos e participar dos fóruns”, ressaltou.

A Secretaria de Educação possui parcerias com diversas empresas com o objetivo de levar o aluno à vivência real do mercado de trabalho. “As aulas práticas são realizadas com a ajuda de um profissional que ensina, supervisiona e atribui conceitos aos estudantes. Dependendo do desempenho do aluno e da necessidade da empresa, ele pode ser contratado

Outras informações pelo site ead.educacao.pe.gov.br.

SAIBA MAIS

São 46 polos espalhados em Pernambuco

Nove cursos gratuitos são oferecidos:

- Logística
- Administração
- Segurança do trabalho
- Biblioteca
- Recursos humanos
- Informática
- Serviços de restaurante e bar
- Multimeios didáticos
- Secretaria escolar


O estudante conta com o acompanhamento de três profissionais:


Professor-pesquisador
Responsável por desenvolver o caderno, propor as atividades, videoaulas, além de conduzir a disciplina no ambiente virtual

Professor-tutor a distância É responsável por tirar dúvidas no ambiente virtual e corrigir as atividades

Professor-tutor presencial 
Conduzir os encontros presenciais e dar orientações operacionais

fonte: 
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/11/16/interna_vidaurbana,474044/encurtando-a-distancia-da-educacao.shtml

Um comentário: