terça-feira, 26 de novembro de 2013

Enem 2012 repete 2011: poucas escolas públicas na elite

(por Sandro Ferreira)

Entre as cem melhores unidades de ensino médio, só doze são mantidas por governos; entre as mil, menos de 7%. Confira o ranking completo.

Entre as cem escolas com as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, apenas doze são mantidas por governos — federal, estaduais ou municipais. Dessas, dez são federais e duas, estaduais. Quando analisadas as mil primeiras colocadas no ranking do Enem 2012, somente 67 instituições pertencem à rede pública de ensino. Confira a lista completa clicando no quadro abaixo.
A baixíssima participação das escolas públicas na elite do ensino é similar à registrada em 2011, quando apenas dez unidades mantidas por governos figuraram entre as cem primeiras colocadas na avaliação federal.
Os dados relativos a 2012, divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC), revelam apenas o desempenho de instituições de ensino em que pelo menos metade dos alunos concluintes do ensino médio realizou o exame naquele ano. Escolas com menos de dez alunos também foram desconsideradas do levantamento. Segundo o MEC, as instituições que ficaram de fora não apresentaram dados estatisticamente relevantes.
Obedecendo o critério, a lista divulgada pelo MEC revela dados de 11.239 das 25.744 escolas existentes no país — ou seja, 43,6% do total. Foram contempladas 6.140 instituições públicas e 5.099 privadas.
As médias de cada unidade foram atribuídas com base nas notas dos alunos concluintes nas provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Desde o Enem 2011, a prova de redação não é utilizada para o cálculo da pontuação final da instituição.




Desempenho das escolas na edição do Enem 2009:
Nove das dez melhores escolas do Enem são privadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário