segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Conferência da ONU sobre mudança climática começou nesta segunda-feira

(por Sandro Ferreira)

mudançasclimaticas

A 19ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-19) começa nesta segunda-feira em Varsóvia (Polônia) com a missão de preparar o terreno para que a próxima grande conferência do clima, prevista para Paris, em 2015, não repita o fiasco da COP-15 em gerar um documento legal de redução de emissões mais eficiente do que o Protocolo de Kyoto.
Embora um novo acordo climático só deva ser assinado em dois anos e implantado em 2020, a COP-19 é fundamental para discutir as bases que tecerão o compromisso global. O encontro será realizado pouco depois da divulgação do quinto relatório sobre mudanças climáticas do IPCC, em setembro. Nele é afirmado, com 95% de certeza, que o homem é “a causa dominante” do aquecimento global desde a década de 50. Este dossiê confirma que o aquecimento global é “percebido claramente” tanto na Terra como na atmosfera e nos oceanos, algo que para as Nações Unidas exige um acordo para reduzir as emissões mais poluentes.
Vários delegados de 192 países e centenas de ONGs participarão desta reunião na capital polonesa. Durante 12 dias serão analisados os efeitos da mudança climática e as maneiras de reduzir as emissões poluentes.
O Brasil deverá pôr em pauta na COP-19 a necessidade de se estabelecer um novo ordenamento financeiro internacional baseado em uma economia de baixo carbono. Uma das ideias é a criação de uma espécie de “moeda-carbono”, que remuneraria os países que reduzirem as emissões de gases de efeito estufa, equivalendo diferentes ações de compensação.



A conferência seguirá até o dia 22 de novembro. A última conferência sobre mudança climática, realizada em Doha (COP 18), definiu uma resolução para alongar o período de compromisso do Protocolo de Kyoto até 2020. Contudo, alguns dos países mais poluidores, como Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Canadá não a assinaram.
 fonte: Do site de notícias do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário