terça-feira, 3 de dezembro de 2013

(por Sandro Ferreira)
Em 2014 ocorrem dois grandes eventos no Brasil: eleições e Copa do Mundo, assuntos que devem predominar nas redes sociais. O que esperar das mídias sociais em 2014? Essa é a pergunta que o Ideas, portal de conteúdo do Scup, fez para 50 profissionais de empresas, agências, consultorias e instituições de ensino para saber quais são as apostadas para o marketing digital do próximo ano.
Profissionais refletem sobre as mídias sociais em 2014
Nós, da agência Dinaweb, selecionamos cinco reflexões (um resumo delas) para entendermos algumas mudanças e tendências para nos prepararmos para 2014. Confira!

beth-saadBeth Saad: Pesquisadora e Professora Titular da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na mesma instituição.
Um dos grandes desafios das mídias sociais é a conciliação entre a mobilidade do usuário e a adequada presença das marcas nessa dinâmica. Cada vez mais teremos consumidores em rede, dialogando por meio de diferentes plataformas, dispositivos e ambientes. Uma conversa cada vez mais opinativa e influenciadora. Em 2014, o desafio das marcas será buscar uma presença nesses ambientes que não seja intrusiva, que promova uma relação de proximidade e que tenha adequação e oportunidade ao momento, ao dispositivo e à proposta de comunicação…
Alberto Cairo: Professor na Escola de Comunicação da Universidade de Miami (EUA).
Alberto Cairo: Professor na Escola de Comunicação da Universidade de Miami (EUA).
…as mídias sociais serão extremamente visuais. Mais do que nunca, fotos, vídeos e infográficos de qualidade serão fundamentais para marcas e empresas… Os usuários buscarão as formas mais eficazes de contar suas histórias; às vezes com texto, outras vezes com ferramentas visuais, do mesmo jeito que comunicadores profissionais vêm fazendo desde sempre.


Douglas Costa: Gestor de Redes Sociais na NetshoesDouglas Costa: Gestor de Redes Sociais na Netshoes
…as empresas precisarão encontrar parceiros especializados ou formar equipes dedicadas e multidisciplinares, atuando em planejamento, monitoramento e análise de dados, relacionamento, design e etc. Ou seja, investir em gente e tecnologia. Outro fator importante que deve entrar nessa conta, e fazer as empresas repensarem seus budgets em 2014, é o investimento em mídia dentro das mídias sociais. Com essas redes abrindo capital e precisando apresentar resultado, seus formatos de anúncios terão visibilidade cada vez maior quando comparados ao conteúdo “orgânico”, sem investimento. Em outras palavras, quem quiser ganhar escala nas redes precisará colocar a mão no bolso…

Joe Pulizzi: Autor e fundador do Content Marketing Institute
Joe Pulizzi: Autor e fundador do Content Marketing Institute
Tenho a esperança de que os marqueteiros parem de correr, pular e cair nas mídias sociais e se concentrem em contar a “grande história” das suas marcas. Isso significa não falar tanto sobre seus produtos e serviços e desenvolver uma estratégia (e processo) para se tornar especialistas, produzindo conteúdo de referência para o seu nicho. Espero que percebam que a melhor forma de vencer nas mídias sociais é ter algo interessante a dizer.


Tânia d’Ávila: Analista de Marketing na DigitalentsTânia d’Ávila: Analista de Marketing na Digitalents
…vemos os consumidores se decepcionarem quando o atendimento migra da esfera on-line para a off-line. Isso, porque, infelizmente ainda há muitas marcas que possuem um posicionamento nas redes sociais e outro posicionamento, menos receptivo, no mundo “real”. Por outro lado, muitas empresas já estão percebendo o impacto negativo que essa atitude traz, entendendo que a marca é uma só – ela deve ter as mesmas atitudes independentemente do ambiente onde está se relacionando com seu público. Por isso, acredito que a tendência, em curto prazo, seja a integração cada vez maior entre os canais off-line e on-line.

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