terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Made in URSS: conquistas da era soviética que deixaram saudade


Passados mais de 20 anos após o fim da URSS, o jornal russo Rossískaya Gazieta perguntou a seus leitores de quais conquistas do período soviético eles teriam saudade. Apesar da propaganda em massa anticomunista que o país viveu nos últimos 20 anos, grande parte da população ainda mostra gratidão à época do socialismo.


É de se notar, na idade dos entrevistados, o nível de consciência que cada cidadão tem atualmente sobre o que era a então União Soviética.



Leia abaixo trechos do artigo reproduzido da Gazeta Russa

Ivan, 39 anos, de Nemoskva:
“Tenho saudade de muita coisa: da estabilidade, do sentimento de orgulho que tive de meu país, da baixa taxa de criminalidade, das garantias sociais e justiça social, boa educação e de muitas outras coisas.”

Artem, 23 anos, de Krasnoiarsk:

 
“Em geral, não mudou nada, exceto que caiu o nível de formação profissional.”

Stanislav, 28 anos, de Krasnodar:
“Sinto muito não haver hoje uma idéia nem um objetivo que unam o povo. Mas não tenho saudade da burocracia soviética que destruiu a si mesma.”

Serguêi, 41 anos, de Nijni Novgorod (antiga Gorki):
“Na União Soviética, o controle sobre a burocracia era melhor, os órgãos de segurança pública funcionavam melhor.”

Serguêi, 30 anos, de Moscou:

“Os mecanismos sociais para subir na carreira não funcionam. As pessoas só agem por dinheiro. Lamento o que foi perdido: educação boa e gratuita, assistência médica, pensões, direito à moradia garantido, trabalho garantido, estabilidade e várias outras coisas.”

Janna, 45 anos, de Krasnokamensk, região do Transbaikal:
“Tenho saudade do papel que teve na sociedade o Partido Comunista da União Soviética. Os burocratas temiam ser expulsos do partido e trabalhavam bem.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário