terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Chico Lopes: “Os comunistas são os maiores defensores da democracia”


O Portal Vermelho, no intuito de relembrar as principais ações dos comunistas nos espaços de poder, dá início à série “Retrospectiva Parlamentares PCdoB 2014”. Na estreia, o entrevistado é o deputado federal pelo estado do Ceará, Chico Lopes. Conhecido pela sua forte atuação na área da educação, o dirigente recém-eleito para seu terceiro mandato na Câmara aponta os principais avanços e perspectivas a serem alcançadas no Congresso Nacional.

Laís Gouveia, da Redação do Vermelho


Foto Montagem
Chico Lopes seguiu sua vida parlamentar em defesa da melhoria da educação.Chico Lopes seguiu sua vida parlamentar em defesa da melhoria da educação.
Chico Lopes afirma que na área da educação, uma das principais conquistas foi o direito a 1/3 da carga horária dos professores para planejamento e atividades extrassala: “Isso faz com que os docentes tenham condições de planejar mais e de melhorar as aulas, tenho recebido muitos recados de professores dizendo que a qualidade de vida e o relacionamento familiar melhoraram muito após a aprovação desta lei”.

Outra conquista de máxima relevância para o deputado foi a aprovação da lei do Piso Salarial Nacional dos Professores, reinvindicação frequente dos movimentos sociais e que levou para votação no Congresso Nacional. “No interior do Ceará, conheci professores que ganhavam R$ 200, R$ 400 e isso chegou ao fim estabelecendo um patamar de pagamento. Isso é um avanço.” 

No que diz respeito ao financiamento da educação, o deputado aponta o papel protagonista que a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Nacional dos Estudantes jogaram na luta pelos 10% do PIB e 75% dos royalties do pré-sal para a educação, “esses avanços inclusos no Plano Nacional de Educação irão projetar a qualidade educacional nos próximos anos em outro patamar”.

Leia mais:
Campanha de Chico Lopes reforça agenda pela reeleição do deputado
Chico Lopes, o deputado da educação, concede entrevista ao Vermelho

Educação a serviço da soberania e desenvolvimento do país

Chico afirma que mesmo garantindo consecutivas vitórias no campo educacional, o Brasil possui grandes gargalos a serem sanados, “o salário do professor continua o pior entre os profissionais liberais, qualquer país que queira disputar a hegemonia do conhecimento precisa investir na educação. A formação continuada do professor é fundamental e também a remuneração salarial”. 

O deputado faz uma análise do acesso ao ensino superior e a necessidade de preenchermos o país com profissionais qualificados, com salários justos, “precisamos proporcionar à sociedade a educação continuada, mas com coerência. Se o cidadão não quiser fazer o ensino superior, ele pode sim optar por outra qualificação profissional e oferta no mercado de trabalho, ganhando como qualquer outro trabalhador. Ele não é obrigado a ser doutor porque todo mundo é doutor e pode sim contribuir com sua profissão para o desenvolvimento do país”. 

Perspectivas politicas no Ceará

Chico Lopes, membro do Comitê Central do PCdoB e do Comitê Estadual do Ceará, diz que o Partido saiu dessas eleições um pouco menor do que entrou, “nós conquistamos a reeleição ao governo do estado com Camilo Santana, dando continuidade ao projeto de Cid Gomes. Elegemos prefeitos e dois deputados estaduais. Na Câmara, perdemos um deputado federal que não pôde se candidatar, eu fui eleito ao meu terceiro mandato na Câmara dos Deputados e o atual senador, Inácio Arruda, atingiu a suplência na vaga a deputado federal”.

“Porém, essa característica negativa foi algo que ocorreu com vários partidos, mostrando o quando é urgente uma reforma política no país, que garanta o voto proporcional para deputado federal e financiamento público de campanha. Não existe nenhum partido mais preocupado com as reformas estruturais no país quanto o PCdoB, pois são os comunistas maiores defensores da democracia”, conclui.

Conheça mais a história de Chico Lopes em seu site ou em sua página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário