quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Programas sociais tiram cerca de 8 milhões de venezuelanos da pobreza


Cerca de oito milhões de venezuelanos superaram a pobreza nos últimos 15 anos graças aos programas sociais impulsionados pelo governo, destacou o vice-presidente para o Desenvolvimento do Socialismo Territorial, Elías Jaua, nesta quarta-feira (24).


Divulgação
Este ano 700 mil novas famílias vão passar o natal sob um teto digno graças ao programa habitacional do governo venezuelanoEste ano 700 mil novas famílias vão passar o natal sob um teto digno graças ao programa habitacional do governo venezuelano
Destes oito milhões, cinco milhões viviam em situação de pobreza extrema e conseguiram melhorar de condição ao ser incluídos no sistema de proteção e garantia de direitos do projeto socialista.

Em 1998, de uma população de 26 milhões de habitantes, 13 milhões estavam em situação de pobreza e destas, 5 milhões viviam na miséria, sem emprego, casas dignas, nem acesso a serviços básicos de saúde, explicou o vice-presidente. 



“De cada 100 venezuelanos, 50 eram pobres, não tinham trabalho, casa, direito à alimentação, educação e saúde”, afirmou o mandatário.

De acordo com o vice-presidente, desde o início do governo do falecido presidente Hugo Chávez, até agora, a pobreza já foi reduzida em 20%. Segundo o ministro de Ecosocialismo, Moradia e Habitação, Ricardo Molina, cerca de 1400 pessoas superam a pobreza diariamente.

Além disso, informou que este ano quase 700 mil famílias vão passar o Natal em suas casas próprias. “Se não houvesse sido por meio deste projeto socialista, quem sabe onde estariam?!”, questionou.

Estas casas recém construídas foram parte do programa Grande Missão Moradia Venezuela, criado por Chávez com objetivo inicial de oferecer um teto digno às famílias afetadas pelas intensas chuvas de 2010.

Com o passar do tempo o programa foi ampliado e agora procura solucionar o déficit habitacional no país. De acordo com o vice-presidente de Área Econômica, Rodolfo Marco Torres, os recursos de 2015 priorizam a inversão social, e procuram garantir o necessário para a execução o programa de moradias.


Fonte: Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário