O presidente celebrou o processo democrático no país e disse que quer "trabalhar com líderes dos dois partidos", pois há muito trabalho a fazer.
Ele citou a necessidade de reduzir o déficit, reformar o código tributário, aprovar a reforma da imigração e diminuir a dependência do país do petróleo estrangeiro.
O presidente reeleito também disse que quer conversar com o derrotado Romney. "Podemos trabalhar juntos para levar o país adiante", disse.
O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, discursa nesta quarta-feira (7) em Chicago (Foto: AP)
ReeleitoObama habia conseguido, até a última atualização desta reportagem, 303 votos de um total de 538, contra 206 do rival, segundo projeção da AP. Eram necessários 270 votos para garantir a vitória.
No voto popular, Obama tinha 56.129.652, contra 54.674.214 do rival até o momento.
A festa da vitória acontece no McCormick Place, em Chicago, base política de Obama e cidade onde ele acompanhou a apuração.
Como percebemos o Sistema eleitoral americano não é modelo de Democracia para o resto do mundo, nem muito menos para ser exportado a bala como de vez em quando acontece. Mesmo assim a esquerda mundial torcia pela vitória de Obama. Na próxima matéria vamos tentar responder algumas questões sobre essa importante vitória política dos democratas americanos, mas também os bastidores da limitada democracia dos Estados Unidos.
Fonte: G1
Por Dedé Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário