domingo, 10 de janeiro de 2016

BERTOLD BRECHT E A PRAGA DO INDIVIDUALISMO


REFLEXÃO DA SEMANA Nº 40

Por Dedé Rodrigues
 Resultado de imagem para bertold brecht
BERTOLD BRECHT

Bom dia meus amigos e minhas  amigas ouvintes do Programa Tabira em tempo. Um grande poeta socialista chamado Bertold Brecht  fez uma poesia certa vez que dizia:  Primeiro levaram os negros,  mas não me importei com isso,  eu não era negro.  Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso, eu também não era operário. Depois prenderam os miseráveis, mas não me importei com isso, porque eu não sou miserável.  Depois agarraram uns desempregados, mas como tenho meu emprego, também não me importei.  Agora estão me levando, mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo. Serviu de alerta para as pessoas individualistas, apáticas, medrosas, insensíveis, inconscientes   que não conseguiram mover uma palha em defesa dos que sofreram  injustiças sob o jugo do capitalismo ou mesmo do nazismo.

No passado como no presente essas pessoas são  profundamente individualistas, olham só para o umbigo delas, como se a coletividade, a fraternidade, o respeito ao diferente, o bem comum fosse algo totalmente estranho aos seus interesses egoístas. Muitas delas são religiosas, mas usam a crença em Deus, a religião como uma fuga da realidade, pois praticam, no geral tudo diferente do que a  própria religião prega.  
Com este mesmo comportamento  a elite brasileira alimenta o racismo que vem desde a escravidão, discrimina ou explora os operários extraindo da força de trabalho deles a maior mais-valia possível. A elite tem nojo dos miseráveis, não faz nada para que a situação deles mude, pelo contrário, essa  gente  faz de tudo para manter a situação como está,  pois acaba se beneficiando com ela, seja comprando o voto dos pobres  na época das eleições, seja  distribuindo esmolas para mantê-los sob o domínio,  sonegando impostos ou até produzindo leis para pagar menos impostos do  que os consumidores pobres, como foi o caso da lei aprovada em meado dos anos 90, período neoliberal de FHC.
Em uma  sociedade dividida em classes sociais, não podemos criticar só a elite por esta apatia, ausência de sensibilidade sobre as coisas ruins que acontecem com o povo trabalhador. Na verdade esta situação de concentração de renda, violência, desigualdade social, ausência de paz, desemprego, racismo, inflação alta, imigração, guerras, proliferação de armas nucleares e destruição da vida e do meio ambiente, crescimento do neofascismo ou do neonazismo no mundo de hoje, só ocorrem,  devido a essas pessoas insensíveis das classes subalternas também. Quando não tomo partido politicamente ao lado dos mais humildes, mesmo sendo um deles; quando vendo o meu voto, quando penso só em mim, ou mesmo só na minha família, quando dissemino o individualismo e pratico o consumismo como valores estou contribuindo com esta situação no Brasil e no mundo.
Hoje no Brasil há um cheiro forte de retrocesso político no ar. Querem tirar ilegalmente uma presidenta da República. Querem dar um golpe na nossa democracia. Quem conhece os valores neoliberais sabe o que os tucanos e comparsas produzirão no Brasil com o golpe que querem praticar contra Dilma. Quando você,  empresário produtivo, trabalhador,classe média ou classe baixa, que está assistindo de camarote esta situação golpista e de retrocesso no país,  for vítima do racismo e da homofobia, for preso e torturado,  perder o seu emprego, ver a sua indústria quebrar por falta de crédito, ou pela desindustrialização,  quando você tornar-se mais um miserável ou pedinte de rua,  deixar de ver o combate a corrupção. Ver crescer o êxodo rural, faltar água no Nordeste, aumentar as desigualdades regionais no país, ver aumentar ainda mais a inflação, o desemprego, a falta de saúde, de educação, de segurança, ver a volta dos  saques nas  feiras e a miséria de volta a Tabira e ao Brasil,  talvez ninguém mova uma palha  por você, pois você também não se incomodou com os outros no tempo que precisavam. O individualismo é a pior praga social criada pelo homem, ele é gerador de muitos outros males. Saia de cima do muro! Diga não ao golpe!  Muito obrigado!    












Nenhum comentário:

Postar um comentário