sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Em Tabira, Plano de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres é Lançado.


A prefeitura de Tabira, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, lançou na noite de quinta-feira, dia 28, no plenário da Câmara de Vereadores, o Pacto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. 

Várias representações dos diversos segmentos da sociedade civil organizada estiveram presentes prestigiando o evento. 

O prefeito Sebastião Dias Filho (PTB) falou sobre a importância do pacto e destacou os avanços conquistados pela mulher brasileira ao longo da história. –“Foram muita as lutas, os sofrimentos e as humilhações já enfrentados pela mulher, mas vale salientar que diante de tanta dor e lágrima, a mulher hoje tem enormes conquistas e uma delas é esta que estamos celebrando”. Destacou o prefeito.


No final de sua fala Sebastião presenteou todas as pessoas presentes, especialmente, às mulheres, com essa estrofe:

A obra do soberano
Foi o homem seu modelo, 
Pele, unha, olho, cabelo,
Músculo, couro, osso e tutano.
Completando o ser humano
Músculos em seu corpo macho.
Querem saber o que eu acho?!
É que a mão do Onipotente
Fez na MULHER diferente:
Um filé, de cima a baixo.

As pessoas que usaram da palavra aproveitaram o espaço para destacar a importância de mais uma ação em defesa da mulher, bem como os avanços da Lei Maria da Penha.
Os poetas, Sara Cristóvão, Gabriel, Adeval Soares, Zé Carlos, Geneci Cristóvão e Sebastião Dias declamaram estrofes e poemas sobre a mulher.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Sione Santos, fez leitura e apresentação do Pacto, dando ênfase ao Projeto Mulheres Segura, destacando o trabalho desenvolvi e agradeceu a todos os que assinaram e se comprometeram à causa.
A psicóloga do CRAS II, Simone Gomes, ministrou palestra falando a respeito dos eventos e reuniões que foram organizadas com os homens. Falou também da criação de dois grupos de intervenção formados por homens para auxílio na execução do Projeto: Mulheres Seguras.
No final da cerimônia o prefeito Sebastião Dias agradeceu a todas as pessoas que participaram e também ao grupo de Idosos do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que se fez presente. 
A secretária de Desenvolvimento Social, Iêda Dias, parabenizou os presentes pela participação, agradeceu o empenho de todos e serviu um coquetel.
O cantor e compositor Bartolomeu, (Beu) animou o evento cantando músicas alusivas às mulheres. 
Depois dessa ação organizada pelo município o Documento será encaminhado à CNM-Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília.
Vale salientar que, a pedido da 1ª Dama, Iêda Dias, membro do GT- Grupo de Trabalho do Projeto Mulheres Seguras, o prefeito Sebastião Dias autorizou que fosse organizada a CASA DA MULHER TABIRENSE, a qual funcionará no prédio próprio, às margens da PE 320, próxima ao Lar do Idoso, onde foi instalado o escritório da empresa JOLE.
O prefeito Sebastião Dias e a 1ª Dama e secretária, Iêda Dias se comprometeram na reunião sediada em Tabira com todos os municípios pernambucanos envolvidos no Projeto, 
e representantes da CNM, órgão gestor nacional do Projeto Mulheres Seguras. 
O cerimonial foi conduzido pela coordenadora do CRAS I, Donatila Feitosa e contou com as presenças dos parlamentares Aristóteles Monteiro e José Aderval dos Santos, Val do bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário