segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Tabirense Carlos Celso Cordeiro morre e deixa história do futebol pernambucano de luto


carlos celso cordeiro pesquisador
Por Marcelo Cavalcante
Faleceu na noite deste sábado (23),  um dos mais apaixonados torcedores do futebol pernambucano. Carlos Celso Cordeiro não resistiu ao tratamento de quimioterapia que estava se submetendo para tratar de uma leucemia.  Debilitado, foi vítima de uma infecção respiratória e morreu na noite do sábado, aos 72 anos. Filho de Tabira, no Sertão do Pajeú, Carlos Celso era o principal responsável pela memória do futebol pernambucano.   Um pesquisador incansável, que estava quase que diariamente no arquivo público, na Rua do Imperador, buscando dados sobre o futebol pernambucano. A poeira daqueles velhos jornais era seu combustível para amar cada vez mais a história do esporte.  O corpo será velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, a partir das 11h, e será cremado, no mesmo local, às 15h.

 Carlos Celso havia publicado nove livros sobre o futebol pernambucano e seus personagens. Era uma devoção para ele.  Muitos desses livros foram bancados do próprio bolso. Fazia por amor a causa. Recentemente, estava debruçado no novo projeto: a história do Clássico das Multidões.
O futebol pernambucano perde muito com a morte de Carlos Celso. Seu trabalho de resgatar a história era algo sempre mereceu respeito e admiração. E para nós jornalistas era algo espetacular. Principalmente porque Carlos Celso era um fidalgo. Prestativo até a máxima potência. Estava sempre disposto a ajudar, repassando informações preciosas para enriquecer os textos históricos dos jornais. Até ligava para saber se existia alguma dúvida.
Carlos Celso não foi jogador profissional e nem defendeu o clube que amava dentro de campo. Era, na verdade, um craque das letras. Sabia a história do futebol pernambucano de cor e salteado. E tinha a preocupação de não apenas preservar a história, mas principalmente de propaga-la.
Fonte: Blog Tabira em Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário