domingo, 17 de janeiro de 2016

DENGUE\ CHICUNGUNYA E ZICA VÍRUS ATACAM SEM PIEDADE A POPULAÇÃO DO BRASIL, DE PERNAMBUCO E DE TABIRA



REFLEXÃO DA SEMANA Nº 41

Por Dedé Rodrigues 

Bom dia meus amigos e minhas amiga ouvintes do Programa Tabira em Tempo. O vírus da dengue\chikungunya e zica vírus ataca sem piedade no Brasil, em Pernambuco e em Tabira. Podemos afirmar que vivemos uma verdadeira guerra no Brasil contra o mosquito Aedes aegypti que é o transmissor destes vírus e nessa guerra nós só temos uma saída: enfrentar o inimigo comum com todas as nossas forças e com todas as nossas armas. Apesar dos esforços empreendidos pelos governos contra o mosquito,  nessa minha  reflexão vou divulgar alguns dados e informações que pesquisei, fazer uma proposta para envolver mais a sociedade por intermédio da educação, mas  também vou  levantar alguns questionamentos que precisam de mais respostas por parte das autoridades locais e da sociedade.


A dengue é um problema que já dura décadas  no Brasil,  em 1996,    20 anos,  Fernando Henrique Cardoso,  então presidente , já  falava com o seu ministro da saúde da época, Adib Jatene, em combater o mosquito,  mas pouco ou nada  foi feito contra ele. Em anos recentes, comprovou-se que o aedes aegypti é capaz de transmitir doenças como a febre chikungunya, que pode durar meses e provocar dores insuportáveis nas articulações e a zica vírus e com os suspeitos casos graves de microcefalia.
 
Segundo pesquisa no Wikipedia A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.

Quanto a  zica vírus  suspeita-se que sua entrada tenha se dado durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas atingidas de forma mais intensa pelo vírus, como a África — onde surgiu — e a Ásia. No primeiro semestre de 2015, já havia casos confirmados em estados de todas as regiões do país. Há atualmente em torno de 3.500 casos de microcefalia, tendo atacado mais em Pernambuco.

Paulo Moreira Leite, em seu blog,  escreveu uma matéria recentemente Lição de guerra contra o Aedes aegypti  dizendo que   o professor Marcos Boulos,  um dos principais infectologistas do país, no programa Espaço Público, da TV Brasil,  disse que as epidemias só costumam ser enfrentadas e vencidas quando "há um interesse econômico."  Ele lembrou no programa que o país só erradicou a febre amarela - transmitida pelo mesmo Aedes aegypti - porque a doença chegou ao Rio de Janeiro, colocando em risco a sobrevivência de uma sociedade que dependia do plantio, compra e venda de café, em torno do qual se construía a maior fatia da riqueza do país e se organizavam as grandes fortunas. Naquele início do século XX, a doença saíra dos bairros pobres, dos cortiços e ambientes sem qualquer amparo, para chegar ao mundo dos ricos. Era economia e também sociologia, na verdade.

Como  é verdade que para combater esta grave situação nacional é preciso interesse econômico e dinheiro, o governo Federal tem feito um esforço  colocando no orçamento da saúde para 2016 118 bilhões e garantindo recursos para desenvolver uma vacina  contra a  zica vírus que deve, em pouco anos,  está no mercado. Foram liberados para todos os municípios brasileiros um total de 143,7 milhões extras de combate ao mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zica vírus, mas   o aumento desse recursos encontra dificuldade de lideranças e partidos que pensam mais em si e na sua classe social do que no Brasil. 
Conforme ainda Paulo Moreira Leite:
Desde dezembro de 2007, quando o PSDB e o DEM recusaram quatro votos que poderiam permitir um reforço de até R$ 36 bilhões para a Saúde através da CPMF, criada pelo mesmo Adib Jatene do jantar de 1996 com Fernando Henrique, a elite de São Paulo se mostrou a principal peça de resistência a iniciativas dessa natureza. Dilma precisa muito deste recurso agora, mas essa elite orientada pela mídia golpista e os partidos conservadores novamente estão dispostos a prejudicar a saúde no Brasil, provavelmente votando contra a aprovação deste imposto praticamente insignificante para a classe média alta e para os ricos, mas muito importante para a saúde do povo.
Pernambuco já recebeu do Governo Federal 6.700.808, 27.  Com 1.236 casos notificados,  o estado fica com 35%  dos casos de microcefalia em todos país, que tem um total de 3.530.  Em seguida vem a Paraíba com 569 e  Bahia com 450 casos.  
Em Tabira, os únicos dados que obtive até agora de casos de dengue foi por intermédio de um  funcionário da saúde que me disse que num curto levantament0 que fez de 10 pessoas que dão entrada no hospital, 4 a 6 são diagnosticados com a dengue.   Se confirmados estes dados, teríamos metade do povo que está sendo atendido no hospital com estes vírus. Eu só sei que a reclamação que tenho ouvido do povo daqui na rua, na clínica Samed e no Hospital tem sido crescente, principalmente com  os sintomas da chikungunya. Já está na hora do Secretário de Saúde divulgar mais os dados e tentar envolver mais a população nesta luta. Tentei falar com ele por telefone e pelo Facebook, mas não obtive respostas. Sendo assim vou deixar algumas perguntas no ar pare ele responder:   quantos casos de dengue, chikungunya e zica vírus temos em Tabira atualmente? Surtiram efeitos as medidas preventivas e curativas tomadas até agora? Quais são as outras medidas que estão sendo tomadas, além de uma campanha recente que ouvi pela mídia local com a participação do Exército?    Quais são as medidas que a vigilância Sanitária e a  Diretoria de Limpeza Urbana estão tomando para combater o mosquito em lixões a céu aberto que ainda existe em Tabira? Tabira também já vive uma epidemia de dengue?
O  fato meus amigos e amigas é que vivemos uma verdadeira guerra contra esta epidemia que já se instalou em 1 em cada 10 municípios brasileiros e por mais que seja importante as medidas de combate já adotadas pelos governos com a participação das polícias, exército etc. Falta ainda um envolvimento maior da população civil. Dificilmente se vence uma guerra sem o apoio popular e esta dengue resiste e em muitos casos tem aumentado a sua ação.  É nesse sentido que eu gostaria de penetrar nas consciências e nos  corações de cada brasileiro para que tome os cuidados  preventivos contra a dengue a partir da sua morada.    
Concluindo meus amigos e amigas uma coisa  é  fundamental  para  vencermos essa guerra, chama-se educação. Com educação teremos saúde preventiva e curativa. Com educação cobraremos mais saneamento básico, cuidaremos melhor do nosso lixo do dia – a – dia, teremos uma alimentação mais saudável. Com uma boa educação teremos  consciência crítica e política para cobrar mais dos nossos governantes e responsáveis, mas também para fazermos  a nossa parte. Quem sabe com uma boa educação não possamos convencer cada autoridade municipal, cada partido político, cada associação, cada religião,  enfim todas as instituições para nos unirmos contra esse mosquito?  Quem sabe com essa minha reflexão não possamos tocar as mentes e os corações de cada secretário ou secretária de educação, cada diretor ou diretora de escola, cada professor, para que juntos com os alunos e pais,   iniciarmos já em 2016 uma campanha massiva e  de armas em punho contra a dengue?  Quem sabe não seria possível cada escola entrar o ano letivo com este tema como prioridade para ser trabalhado com os alunos  em sala de aula?  Quem sabe nessa campanha dos meus sonhos em Tabira e em cada município do Pajeú e do Brasil,  cada prefeito, cada vereador,cada padre, cada pastor, cada liderança política, cada delegado, cada promotor, cada juiz,
cada dirigente de instituições,
cada escola, diretores, professores, alunos e pais,  juntamente com os agentes de combate a dengue, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde etc. Todos juntos dividamos  os municípios e as  cidades por áreas de atuação e a cada mês vamos em grandes mutirões dar  uma aula interdisciplinar aos nossos alunos de combate ao mosquito transmissor da dengue nas áreas próximas de cada escola e em outras áreas prioritárias do município?  O que seria desse mundo sem os sonhos ou utopias? Mas eu acredito que esse sonho ou utopia é perfeitamente realizável e talvez seja  justamente o que está faltando para vencermos essa guerra e outras que virão pela frente. Todos contra a dengue!  Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário