sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Contação de história explica democracia e ditadura para crianças


Imagine uma série de histórias para crianças escritas no final da década de 1970 e que até hoje permanecem atuais? Estes são os livros A democracia pode ser assim e A ditadura é assim, do selo infantil da Boitempo, o Boitatá. A coleção dos Livros para o Amanhã, destinada aos pequenos pensadores, será lançada neste sábado (16) na capital paulista. 


Divulgação / Boitempo
O novo selo da Boitempo, Boitatá, traz inicialmente dois livros para criançasO novo selo da Boitempo, Boitatá, traz inicialmente dois livros para crianças
As obras A democracia pode ser assim e A ditadura é assim integram a coleção que busca ensinar política para as crianças de um modo leve e bastante ilustrado. Os livros foram lançados originalmente na Espanha quando terminou a ditadura no país, em 1975. Mas os editores brasileiros, ao se depararem com a história, perceberam que eram bastante atuais e conversam com a realidade das crianças brasileiras. 

De forma didática os volumes pretendem ser uma introdução – aos pais e educadores, dentro e fora de sala de aula – a temas de interesse social e cidadania, além de promoverem um convite ao debate. Inéditos no Brasil, os livrinhos surpreendem por sua atemporalidade e são um chamado a um “amanhã” que ainda não chegou. 

A obra 

A democracia pode ser assim é o primeiro volume da coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Este livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras.

Ilustração de A democracia pode ser assim 


O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos. Ao final, foram incluídos dois textos informativos e um roteiro com questões para reflexão, ajudando o leitor a assimilar os tópicos abordados. Outro diferencial foi a inclusão de fotos 3x4 enviadas pelos leitores da editora Boitempo nas capas internas deste livro, acréscimo exclusivo para a edição brasileira.

Ilustração de A ditadura é assim 

 
O propósito de A ditadura é assim – segundo volume da coleção – é mostrar o funcionamento e os perigos da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam o problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras. Pode haver liberdade ou justiça em uma ditadura? Para quem? Partindo de questões como essas, o texto guia o leitor à conclusão de que falta cidadania a um Estado que não respeita a diversidade do povo que representa. Em A ditadura é assimtambém foram acrescentadas duas ilustrações dos ditadores brasileiros Emílio Médici e Ernesto Geisel, feitas especialmente para a edição brasileira pelo artista contemporâneo por Mikel Casal. 


Lançamento

O lançamento é neste sábado (16), na Livraria da Vila da Fradique Coutinho. A contadora de histórias Kiara Terra (criadora do método história aberta, técnica teatral em que o público ajuda na construção do roteiro) fará uma atividade lúdica a partir dos dois livros. A atividade é aberta e gratuita. 

Do Portal Vermelho, com informações da Boitempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário