domingo, 24 de janeiro de 2016

PRÉ-CANDIDATO: QUAL É O TEU PROJETO POLÍTICO PARA GOVERNAR TABIRA?





REFLEXÃO DA SEMANA Nº 42 


 Por Dedé Rodrigues


Bom dia meus amigos e minhas amiga ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Entramos em mais um ano de eleições municipais no Brasil. Acumulamos importantes conhecimentos  nestes 27 anos de convivência democrática, desde a constituição cidadã de 1988, mas uma pergunta continua no ar para ser feita por cada eleitor e  respondida pelos candidatos a prefeitos nos municípios do Brasil e em Tabira também: qual é o  projeto que vocês defendem para o município?  


Em Tabira nós aprendemos que as principais lideranças que governaram nos anos 90 continuam determinando o jogo político local. Mesmo havendo a contribuição de cada uma delas para o nosso desenvolvimento quando assumiram o poder municipal, a filosofia política que defendem é praticamente a mesma, pouco mudaram no estilo patrimonialista e autoritário de governar. Os últimos slogans governamentais  “um novo tempo” e “governando com o povo”  pouco envolveram o povo. Novas lideranças, principalmente em relação as idéias, surgiram também neste período recente,  mas o poder econômico lhes deu uma atuação secundária no quadro político local impondo uma  correlação de forças desfavorável a elas. Propostas como orçamento participativo e conselho político ficaram só no papel e nas intenções dessas forças progressistas que compuseram os governos nos dois últimos mandatos.  

Nesta eleição de 2016 em nosso município já temos mais de uma dezena de pré-candidatos a prefeito, o que é um direito legítimo deles em nossa democracia.  O problema é que quase todos falam em governar Tabira para tirar o município do atraso em que se encontra, para derrubar fulano ou sicrano, mas muito pouco ou quase nada,  se houve falar sobre os projetos que defendem. O que eles pensam sobre as ameaças golpistas à nossa democracia no Brasil? Será que muitos continuam pensado que Tabira é uma ilha?   O que eles realmente pensam sobre a  democratização e transparência da gestão municipal? Quais sãos as mudanças que pretendem implementar na saúde, educação, transporte, cultura, lazer, obras, limpeza urbana, assistência social, combate a dengue, meio ambiente, segurança  etc. Etc. Etc?

A política é a arte de conversar, juntar forças, transformar a realidade e projetar o futuro. Sem a política e sem os partidos  não teríamos civilização.

Essa eleição, segundo o prefeito de Olinda Renildo Calheiros, é uma eleição atípica.  Não teremos mais o financiamento empresarial de campanha institucionalizado como antes. A compra de votos, alimento da corrupção no Brasil, agora não só está proibida, mas as suas fontes ilegais  também. Como agirão os nossos empresários financiadores de campanha em Tabira e no Brasil agora correndo o risco de ver os seus nomes e das  suas empresas estampados nos jornais por corrupção eleitoral? Como agirá aquela parte do nosso povo viciada em negociar o voto? Como agirão os candidatos profissionais  compradores de votos? Sabemos que uma lei não acaba um vício cultural de corrupção, mas será um instrumento importante para a redução da compra de votos. Isso é muito bom para a nossa democracia.

Portanto eleitor amigo faça a pergunta básica quando algum desses candidatos chegar a sua casa para pedir o voto: que projeto você defende para Tabira? Compare os projetos deles e a história de cada um e vote livre e consciente. Lembre-se: só existe a parte podre ou ruim da política, a corrupção política,  por causa do voto mal dado ou comprado dos eleitores. Os políticos não se elegem sozinhos, se elegem com os votos dos eleitores. Quando o nosso eleitor aprender a agir com conhecimento de causa e consciência crítica a política e os políticos mudarão e o município e o país serão bem melhores para todos. Que tal a gente pôr em prática essa ideia já agora em 2016? Muito obrigado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário