sábado, 23 de março de 2013

Garzón: Papa deveria abrir arquivos do Vaticano sobre ditadura






O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón afirmou que o papa Francisco “poderia perfeitamente abrir os arquivos do Vaticano para revelar as comunicações e todas as informações que na época da ditadura militar enviados para Argentina”. E acrescentou que “é conhecido que durante a ditadura as vítimas recorreram à Igreja, assim como as Mães a Avós da Praça de Maio enviaram cartas ao papa João Paulo II”.



  
Ex-juiz espanhol, Baltazar Garzón

Garzón fez referência aos documentos que diplomatas podem ter enviado ao Vaticano durante a última ditadura (1976-1983).

Leia também:
Argentina condena 7 à prisão perpétua por crimes na ditadura

Em conversa com a imprensa, Garzón disse ainda que os juízes que defendem as causas sobre crimes de lesa humanidade que devem solicitar estes arquivos mediante o recurso de Comissões Rogatórias e concluiu: “eu como juiz o faria”.

O ex-magistrado defendeu, na Espanha, causas contra repressores argentinos nos anos 1990 — quando ainda estavam vigentes os indultos a militares e as leis de Obediência Devida e Ponto Final —, e foi afastado de seu cargo em 2010 pelo Conselho do Poder Judicial de seu país, após ter tentado investigar os crimes da ditadura franquista.

Da Redação do Vermelho,
com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário