terça-feira, 19 de março de 2013

Poucas chuvas no dia de São José em Pernambuco



Fiéis acreditam que, se chover todo dia 19 de março, haverá fartura no resto do ano

Sandro Ferreira (com informações www.leiaja.com.br)


No Dia de São José, celebrado pelos católicos nesta terça-feira (19), uma tradição nordestina afirma que, se chover no dia do santo, o resto do ano será cheio de fartura. São José é padroeiro dos trabalhadores, das famílias e das igrejas. Apesar da esperança, desta segunda (18) para hoje (19) choveu pouco nas regiões do Estado, que sofreram bastante com a seca no ano passado.
De acordo com Genil Gomes, diretor de extensão rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), alguns municípios tiveram mais chuva, mas mesmo assim, o índice não foi tão alto. "Em Santa Terezinha choveu 90 milímetros, Tabira choveu 88 mm e São José do Egito cerca de 30,5 mm. Essas cidades são as que mais caíram água. Em algumas áreas do Sertão, não choveu quase nada. Nas outras regiões, choveu pouquíssimo", relata.
Na história do santo, São José era carpinteiro e agricultor. Por isso, o povo vê ele como força de família, além de ser o santo que antecede as festas juninas, pedindo para molhar as plantações de milho, segundo a Igreja Católica.

"Depende muito da fé. Enquanto somos católicos, cristãos, parte da fé de cada um. Claro que São José não manda a chuva, mas acreditamos que através dele é que se é enviada à benção das chuvas, principalmente neste ano que está precisando muito. Sempre que chove, é um ano muito produtivo. No último domingo, já choveu muito, por isso, acreditamos que vai ser um ano maravilhoso, apesar de hoje ainda não ter chovido", afirma Viviane Costa, secretária paroquial da Paróquia São José Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.
Na tarde de hoje (19) do Recife, os católicos vão poder participar de uma missa às 16h, que vem sendo realizada em horários intercalados desde o início da manhã. Pela noite, os fiéis vão poder conferir uma missa solene às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário