"Feliciano, não!" Com este grito de guerra, centenas de manifestantes realizaram atos de repúdio contra a eleição do deputado evangélico fundamentalista, o pastor Marco Feliciano, para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.em diversas cidades do país no domingo (9), como Belém, Brasília, Fortaleza, Juiz de Fora, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A mobilização para as marchas ocorreu nas redes sociais por ativistas de coletivos independentes.
Performance em Belém durante ato de repúdio contra o deputado Marco Feliciano/ffotos: divulgação Fora do Eixo (demais imagens em S. Paulo)
A mobilização para as marchas ocorreu nas redes sociais por ativistas de coletivos independentes. Com muito humor, os ativistas seguraram cartazes, vestiram fantasias e realizaram performances para chamar a atenção de todos que passavam nas ruas, nos carros e ônibus.
Em Porto Alegre os organizadores estimam que cerca de 300 pessoas se concentraram, a partir das 14h, no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção. Seu encerramento ocorreu por volta das 16h, num grande abraço coletivo, no chafariz central do parque.
Em Brasília, o protesto começou na Rodoviária do Plano Piloto, organizada em redes sociais por membros do movimento LGBT e da Federação Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno. Os manifestantes chegaram a interditar quatro faixas do Eixo Monumental.
Já em Vitória (ES), mais de 200 pessoas se reuniram na Praça do Papa para protestar contra a nomeação do novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Os integrantes desse ato pretendem enviar uma nota de repúdio pela nomeação do parlamentar à Comissão de Direitos Humanos do Espírito Santo para que chegue a Câmara dos Deputados em Brasília.
Com agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário