terça-feira, 12 de março de 2013

Maduro: Minha candidatura é um compromisso de vida com nosso povo



Diante de milhares de pessoas, o presidente encarregado da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que sua candidatura é um “compromisso de vida com nosso povo”. E, que tem convicção de que seu “povo despertou e nunca mais dormirá, nem será dominado”. As declarações foram dadas logo após a formalização de sua candidatura no Conselho Nacional Eleitoral nesta segunda-feira (11).

Por Vanessa Silva, para o Portal Vermelho


ANV
Maduro oficializa sua candidatura no CNE e saúda multidão que o esperava

O candidato da oposição, Henrique Capriles Radonski, também formalizou sua candidatura nesta segunda (11). “Vou lutar. Nicolás (Maduro), não deixarei o caminho livre, terá que me derrotar com votos e vou lutar por cada voto com estas mãos, vou lutar por este país, porque o levo no coração”, disse neste domingo (10) em uma coletiva de imprensa. 

Leia também:
PC Venezuelano declara apoio à candidatura de Maduro

O CNE anunciou que a campanha eleitoral começará no dia 2 de abril e terminará no dia 11 deste mês à meia-noite. Sobre a publicidade nos meios, a presidenta da junta eleitoral, Tibisay Lucena, esclareceu que será distribuída da seguinte maneira: 4 minutos para rádio, 5 para televisão e meia página para jornal formato tabloide e standard. 

A reitora do CNE, Socorro Hernández, afirmou que destas eleições participará o mesmo eleitorado que estava registrado na última eleição presidencial de 7 de outubro de 2012. “Já provamos e afinamos todos os detalhes. Será um processo idêntico ao que foram as últimas oportunidades”. 

Maduro e o apoio popular

“Venho fazer um compromisso de vida com nosso povo”, disse Maduro diante das autoridades do organismo eleitoral após oficializar sua candidatura. Como determina a Constituição do país, Maduro registrou seu programa de governo. Trata-se do 2º Plano Socialista da Nação, o mesmo que foi entregue pelo líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez.

“Não haverá um minuto de silêncio para o comandante Chávez, mas toda uma vida de cantos de batalha, de luta nas ruas, de consignas de vitória pelo Comandante. Ninguém vai calar o povo da Venezuela”, disse Maduro à multidão que o esperava fora do CNE desde as 9 horas da manhã. “Chávez, eu juro, meu voto é em Maduro”. “Agora é com tudo, com Chávez e Maduro”. “Com Chávez e Maduro estou seguro”. Estas foram algumas das consignas entoadas pelos militantes na Praça Diego Ibarra.

“Em 14 de abril, brindaremos a vitória a Hugo Chávez para a eternidade”. Uma das bandeiras levantadas pelos chavistas durante a campanha em outubro do ano passado era a conquista dos desejados 10 milhões de votos. Diante da comoção popular após a morte do líder bolivariano, a meta dos oito milhões volta à tona: “Por Chávez, são 10 milhões de votos”, bradou Maduro.

E pediu: “Se por algum motivo não deu seu voto a Chávez, [em 7 de outubro], em 14 de abril, dia de ressurreição do povo nobre da Venezuela, não daremos a vitória a Maduro, mas ao presidente Chávez”.



“Com Chávez e Maduro teremos um futuro. Essa é a verdade. Protegeremos este povo em cada minuto de nossa vida. Peço ajuda a todos. Peço ajuda para combater a corrupção que está em diversos setores do país. Peço ajuda para combater a burocracia, indolência, irresponsabilidade de alguns funcionários que se valem de seus cargos para humilhar o povo, enriquecer. Peço ajuda ao povo para não ter clemência com isso”, disse o líder.

Referindo-se ao Plano Socialista da Pátria, afirmou que “a continuidade da revolução deve garantir a irreversibilidade do processo no que se refere aos avanços nos direitos humanos; nas condições que impossibilitem voltar à pobreza; no aprofundamento da luta contra as desigualdades sociais”.

Povo espera maduro no CNE, em Caracas

Após uma votação para determinar o nome do comando de campanha, no qual venceu “Comando de Campanha para a Vitória Hugo Chávez Frías”, a multidão, comandada por Maduro fez o seguinte juramento: 

“juram ser leais ao comandante Chávez? Juram não falhar à sua memória e à sua glória? Juram construir cada dia até 14 de abril a grande vitória da pátria? Juram sair por milhões convertidos em Chávez para conquistar a grande vitória de 14 de abril? Juram?” Diante do “juro!”, Maduro conclui: 

“Que viva Hugo Chávez. Que sigamos tendo pátria para nossos filhos! Vamos juntos à vitória. ‘Hasta la victoria siempre’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário